Food Lab Solution

Laboratório de alimentos é um laboratório onde alimentos, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos são os objetos de teste. De acordo com os requisitos de projeto e construção de edifícios de laboratório, laboratórios de teste de alimentos podem ser divididos em laboratórios gerais e laboratórios especiais

Layout de laboratório de teste de alimentos

O laboratório deve ser razoavelmente dividido em áreas relativamente independentes, a fim de realizar a função geral e atingir os requisitos básicos de segurança, racionalidade, ciência, conveniência e economia de energia. De acordo com as necessidades reais, é geralmente dividido nas seguintes três partes: laboratório de bactérias, laboratório físico e químico e escritório.

Laboratório de bactérias inclui ① Sala de operação de inspeção de bactérias; ② Sala esterilizada; ③ Sala de produção do meio de cultura; ④ Sala de lavagem e desinfecção.

O laboratório de análises físicas e químicas (ou combinado com a sala de operação de inspeção de bactérias) inclui ①A sala de análise física e química (também serve como um laboratório sensorial) ② Sala de instrumentos (também contém um pequeno número de instrumentos, como um microscópio de sala de bactérias).

Food Testing Lab Oerall Design

1. Sala de operação de inspeção de bactérias (operação de rotina): A sala de operação de inspeção de bactérias é a principal sala de operação para cultura e inspeção bacteriana, e a instalação principal é a bancada do laboratório. Requisitos para a bancada de teste:

(1) A área da plataforma experimental geralmente não é inferior a 2,4 × 1,3 m.

(2) A plataforma experimental deve estar no centro do laboratório com luz suficiente; também pode ser usado como plataforma lateral.

(3) Pequenas bacias e torneiras são instaladas em ambos os lados da bancada de teste.

(4) Um rack de reagentes é colocado no meio da bancada do laboratório, e o rack está equipado com lâmpadas fluorescentes e tomadas.

(5) Os materiais da bancada de teste devem ser resistentes ao calor e aos ácidos e álcalis.

2. Sala limpa: A sala limpa fornece um ambiente de trabalho relativamente estéril para experimentos microbiológicos por meio da purificação do ar e desinfecção do espaço. A sala de esterilização é a principal sala de trabalho para o processamento de amostras, inoculação e cultura e deve ficar próxima à sala de operação de inspeção de bactérias conectada. A fim de atender aos requisitos de assepsia da sala estéril, a sala estéril deve atender ao seguinte layout:

(1) A entrada é mantida afastada do corredor e localizada na sala de operação de inspeção de bactérias.

(2) Está separado da sala de operação por dois buffers.

(3) As lâmpadas UV são instaladas na sala estéril e na sala de buffer, e é necessário instalar uma lâmpada UV de 30W a cada 3 metros quadrados.

(4) O centro da plataforma experimental é colocado na sala estéril (tanto a plataforma experimental quanto a plataforma lateral), e a distância entre a lâmpada ultravioleta e a plataforma experimental deve ser inferior a 1,5m.

(5) Existem janelas duplas entre a sala de esterilização e a sala de cirurgia para formar uma pequena passagem.

3 – Sala de produção de meio de cultura: A sala de meio de cultura é um local onde o meio de cultura e os reagentes de teste necessários para a cultura microbiana são produzidos e preparados. O equipamento principal deve ser mesas laterais e armários de remédios.

(1) Um forno elétrico deve ser colocado na mesa lateral para atender aos requisitos de fusão e fervura do meio.

(2) O material da mesa lateral deve ser resistente a altas temperaturas, ácidos e álcalis.

(3) O armário de remédios armazena alguns medicamentos gerais e reagentes em diferentes categorias.

(4) Drogas perigosas, perecíveis, inflamáveis, tóxicas e prejudiciais são armazenadas em um cofre separado.

(5) Coloque uma balança na mesa lateral para pesar os medicamentos.

4 – Sala de lavagem e desinfecção: A sala de lavagem e desinfecção é utilizada para desinfetar e lavar vidrarias, meios de cultura e sujeira, prontos para uso e usados, e sua área deve ser superior a 10m2. A fim de cumprir a função de lavagem e desinfecção, a sala de lavagem e desinfecção deve ser equipada com:

(1) 1-2 pias, a rede de água superior e inferior da pia deve ser desbloqueada.

(2) Armário de utensílios ou bancada de laboratório para colocar os utensílios lavados.

(3) A fonte de alimentação usada para a autoclave deve atender à carga elétrica.

(4) Existem dispositivos de ventilação (capas de ventilação) ou ventiladores na sala.

(5) A unidade qualificada também pode instalar um dispositivo de água destilada para inspeção diária nesta sala.

Produtos de Solução Food Lab
Enviar inquérito para projetos do Food Lab
Rolar para cima