Solução de laboratório hospitalar

Laboratórios hospitalares são laboratórios relativamente exigentes. É um dos departamentos mais importantes na solução de laboratório hospitalar. Deve estar equipado com laboratórios como bioquímica, imunologia, microbiologia, ambulatório, sangue clínico, fluido corporal, PCR, etc., para realizar testes de rotina de amostras clínicas e verificação clínica de medicamentos no laboratório central. É importante notar que: O laboratório de hospitais de doenças infecciosas é basicamente o mesmo que os hospitais gerais em termos de configuração e divisão profissional. A diferença é que, com exceção dos diversos itens de fiscalização realizados, a maior parte do pessoal contatado contém patógenos. Amostras microbianas e infecciosas de pacientes

Projeto Básico do Laboratório Hospitalar

1. Introdução ao Laboratório de Laboratório Hospitalar
O laboratório é um departamento de diagnóstico clínico do hospital que recebe amostras de sangue e fluidos corporais dos pacientes, realiza inspeções e análises e envia relatórios de inspeção aos médicos. Um laboratório com planejamento científico e razoável pode fornecer um ambiente de trabalho seguro e eficiente para a equipe. .
(1) O equipamento de inspeção do laboratório do hospital inclui: analisador bioquímico, analisador de células sanguíneas, analisador de coagulação sanguínea, sedimento de urina, centrífuga, máquina de água pura, impressora, máquina de quimioluminescência, lavadora de placas, microscópio, banho-maria, incubadora, geladeiras, biológicas armários de segurança, computadores, etc.
(2) As áreas funcionais do laboratório incluem área de recebimento de amostras, área de tratamento de emergência, área de coleta de fluidos corporais, sala de instrumentos, sala de imunoensaio bioquímico, sala de triagem preliminar de AIDS, sala de preparação de medicamentos, laboratório de PCR, sala de microbiologia, sala de cultura, sala limpa, etc. . Além das áreas funcionais acima, também inclui sala de água pura, sala de limpeza, sala de fonte de alimentação ininterrupta UPS, sala de aprendizagem, sala de reuniões, sala de dever, escritório do diretor, vestiário, biblioteca de espécimes, biblioteca de reagentes, sala de cultura microbiana, microbiana sala de processamento de espécimes, microorganismo fora da sala de relatório, etc.
Diagrama de caso de projeto
2. O layout do laboratório clínico do Hospital
Se o planejamento e design do espaço interno são razoáveis afetará diretamente o processo de trabalho, a comunicação interna e a eficiência do trabalho. Em princípio, é uma combinação que pode ser comunicada e pode ser fundida, para minimizar obstáculos humanos irracionais e projetar o laboratório para ser um local bonito, generoso, seguro, confortável e eficiente. O projeto também deve considerar plenamente a racionalidade do layout das instalações de gerenciamento de rede do sistema de abastecimento e drenagem de água, sistema de energia, iluminação, ventilação, resfriamento e sistema de aquecimento e sistema de controle de desinfecção e detecção, afetando a segurança do laboratório , e até mesmo a precisão dos resultados do teste.
1. O laboratório deve estar localizado no prédio do ambulatório e deve ser uma área independente. A área do laboratório do hospital de terceira classe não deve ser inferior a 1200 metros quadrados, e a área do hospital de segunda classe não deve ser inferior a 800 metros quadrados. Para tarefas de ensino, a área deve ser aumentada de forma adequada.
2. O layout do laboratório deve ser capaz de separar claramente áreas limpas, áreas semicontaminadas e áreas contaminadas. Cada área deve ser separada por partições. A área limpa é composta principalmente por vestiários e escritórios, e a área semicontaminada é composta principalmente por armazenamento de reagentes. , Sala de produção de água e outras salas auxiliares, a área contaminada é composta principalmente por salas de colheita de sangue e laboratórios de análises.
3. O laboratório deve ser separado do pessoal e da logística, e deve haver entradas e saídas separadas para pessoal e objetos, especialmente o esgoto deve ter uma saída exclusiva, e ser enviado para o ponto de armazenamento de lixo hospitalar centralizado através da escada de esgoto do hospital , e o elevador de passageiros do hospital não deve ser usado. Etiqueta: Proposta de Design
4. A fim de garantir a segurança do trabalho de teste, os laboratórios de biossegurança devem atender aos requisitos dos laboratórios de nível BSL-2, configurar dispositivos não manuais para lavagem das mãos e dispositivos para lavagem dos olhos de emergência na saída do laboratório, e alguns trabalhos de alto risco de poluição devem estar em nível II de biossegurança No gabinete.
(1) Laboratório de triagem preliminar de HIV: dividido em área limpa, área semicontaminada e área contaminada, a área não deve ser inferior a 45 metros quadrados.
(2) Laboratório de PCR: dividido em sala de preparação de reagentes, sala de preparação de amostras, sala de análise de amplificação, cada laboratório deve ter uma sala tampão, a área total de PCR não deve ser inferior a 60 metros quadrados.
(3) Laboratório de microbiologia: dividido em sala de preparação, sala de buffer e área de trabalho, a área não deve ser inferior a 35 metros quadrados.
(4) A área de coleta de sangue deve ser uma área separada. O comprimento da janela de coleta de sangue não deve ser inferior a 1,2 m, e a largura deve ser de 45 a 60 cm. O número de janelas de coleta de sangue deve ser determinado com referência ao número médio diário de ambulatórios e as necessidades de desenvolvimento futuras devem ser devidamente consideradas.
(5) O projeto da zona bioquímica deve se concentrar em máquinas bioquímicas. A substituição das máquinas bioquímicas é muito rápida. Antes de projetar, entre em contato com o fabricante do equipamento para determinar a localização, especificações, peso, energia, consumo de água e outros parâmetros do equipamento

Enviar inquérito para projetos de laboratório hospitalar
Rolar para cima